Chega de comparações!

Ouvir episódio
Organizado por
Jhonattan Sueoka

Muitas vezes, é fácil comparar o que temos (nossos talentos, habilidades, posses) com os de outros. Quando reconhecemos nossas diferenças e contribuições únicas para o corpo de Cristo, damos um passo importante em nossa progressão eterna.

Coríntios 12

12 O nosso corpo tem muitas partes, mas o conjunto constitui um só corpo. Assim é também o corpo de Cristo: cada um de nós é uma parte do corpo. 13 Uns são judeus, outros gentios; uns são escravos, outros são livres. Mas todos nós fomos batizados no corpo de Cristo por um Espírito e todos nós recebemos o mesmo Espírito.

14 Sim, o corpo tem muitas partes; não é constituído só por uma parte. 15 Se o pé disser: “Eu não faço parte do corpo, porque não sou mão”, não é por isso que deixa de ser parte do corpo. 16 E se o ouvido se pusesse a dizer: “Não pertenço ao corpo, porque podia ser um olho, e afinal não passo de uma orelha.” Seria por isso que faria menos parte do corpo? 17 Vamos supor que todo o corpo era olho; como é que se podia ouvir? Ou então se todo ele fosse um enorme ouvido, como se poderia cheirar?

18 Mas Deus formou-nos com muitas partes e cada uma com a sua função própria. 19 E que coisa estranha seria um corpo humano com uma só parte! 20 Mas não, são muitas as partes, mas um só o corpo. 21 O olho nunca poderá dizer para a mão: “Não preciso de ti.” Nem a cabeça poderá dizer aos pés: “Vocês são-me inúteis.”

O que é a teoria das múltiplas inteligências?

A teoria das múltiplas inteligências defende que o cérebro humano possui 8 tipos de inteligência. Porém cada indivíduo, na maioria dos casos, possui apenas uma ou duas inteligências desenvolvidas. Isso explica o fato de uma pessoa ser muito boa em cálculos e possuir dificuldades em dança, por exemplo. Ou ter facilidade para escrever texto mas não ter jeito nenhum com desenho.

Agora vamos conhecer as 8 inteligências apresentadas por Howard Gardner em sua teoria:

Lógico – matemática

Essa inteligência é voltada para números, cálculos e toda atividade que precise do exercício da razão.

As pessoas cuja inteligência predominante seja a lógico – matemática possuem facilidade em explicar as coisas utilizando fórmula e números.

Inteligência Linguística

Essa inteligência favorece a utilização da língua para comunicação e expressão. 

As pessoas que possuem esta inteligência são ótimos oradores e comunicadores, bem como possuem uma facilidade para aprender outras línguas.

A pessoa com essa inteligência predominante possui facilidade na hora de transmitir ideias, ensinar, convencer, negociar e motivar.

Inteligência Corporal

A inteligência corporal proporciona uma grande capacidade de expressão em atividades artísticas ou esportivas. Adeptos de ginástica olímpica, dançarinos, artistas de circo são exemplos de profissionais que possuem esta inteligência desenvolvida.

Inteligência Naturalista

Essa inteligência é voltada para a análise e compreensão dos fenômenos da natureza. quem possui essa inteligência tem mais facilidade em identificar os animais, as plantas e seus benefícios. 

Inteligência Intrapessoal

A inteligência intrapessoal consiste na capacidade de se autoconhecer. Essa inteligência deveria ser estimulada e desenvolvida em todas as pessoas, pois quando uma pessoa conhece a si mesma, sua capacidade de saber o que quer e tratar bem do próximo é muito maior. Isso resulta em uma convivência harmoniosa com as  pessoas com quem tem contato.

Inteligência Interpessoal

A inteligência interpessoal é a facilidade em construir relacionamentos com outras pessoas. Indivíduos com esta inteligência possuem facilidade em identificar a personalidade das outras pessoas, o que favorece o desenvolvimento do espírito de liderança.

Inteligência Espacial

Essa inteligência concede a habilidade na interpretação e reconhecimento de fenômenos que envolvem posicionamentos, movimentos e disposição de objetos.

As pessoas que possuem esta inteligência são aquelas que possuem a capacidade de elaborar espaços complexos, bem como manipular perspectivas. Essa inteligência favorece profissionais das áreas de design, artes plásticas e arquitetura.

Inteligência Musical

Essa inteligência está ligada à interpretação e produção de sons com a utilização de instrumentos musicais.  Como você já pode deduzir, os músicos fazem parte das pessoas que possuem essa inteligência.

Que incrível essa teoria de Gardner sobre as múltiplas inteligências, não é mesmo?

Você é quem Deus diz que você é!


Não se compare, não sinta inveja e não seja consumido por sentimos destrutivos ao querer ser algo que você não é!
Respeite sua essência e a forma como Deus te criou! E use seus dons e talentos únicos para servir o Reino de Deus!

Nessa jornada de identidade, Deus irá te fazer mais conhecido por você mesmo, e você terá mais segurança de ser quem realmente é, diantes dos homens e diante do Senhor!

Junte-se à discussão

Mais desse programa

Se Inscrever

Recent posts

Episódio 9