Laodicéia – uma igreja em estado terminal

Ouvir episódio
Organizado por
admin

Laodicéia era uma cidade da Frígia que nos tempos bíblicos pertencia à província romana da Ásia. A cidade de Laodicéia ficava localizada no Vale do Lico, e estava próxima das cidades de Colossos, Filadélfia e Hierápolis, outras três cidades citadas na Bíblia no Novo Testamento.

A cidade de Laodicéia também estava localizada num entroncamento de importantes rotas comerciais. Uma dessas estradas ligava o interior da Ásia Menor ao litoral, onde ficavam algumas cidades notáveis. A grande cidade de Éfeso, que possuía um dos portos mais importantes daquela época, era uma dessas cidades.

A história da cidade de Laodicéia

A história da cidade de Laodicéia remonta aos tempos do Antigo Testamento. Na Antiguidade, a cidade era conhecida como Dióspolis (em homenagem a Zeus) e Rhoas. Mas em meados do terceiro século antes de Cristo, o governador sírio Antíoco II conquistou a região em que Laodicéia estava e reconstruiu a cidade, dando-lhe o nome de Laodicéia em honra a sua esposa Laodice.

Na cidade de Laodicéia havia uma comunidade judaica muito próspera. Na verdade, a presença judaica naquela região antecedia os tempos romanos, e recuava ao período do governo selêucida de Antíoco III, quando várias famílias judaicas foram levadas para a Frígia.

A cidade de Laodicéia na Bíblia

Laodicéia ficou conhecida na Bíblia principalmente pela forma como a igreja daquela cidade foi mencionada no livro do Apocalipse. A igreja de Laodicéia era uma das sete igrejas da Ásia Menor. Mas entre as sete igrejas, a igreja de Laodicéia foi a comunidade cristã que recebeu uma das mais duras repreensões de Cristo.

O Senhor Jesus criticou o sentimento de autossuficiência daquela igreja rica, e usou uma característica estrutural da cidade como figura para falar da apatia espiritual daqueles cristãos. A igreja foi comparada à água termal que chegava morna e nauseante em Laodicéia após ser trazida por aquedutos por cerca de dez quilômetros a partir de Heliópolis (Apocalipse 3:14-22).

Antes da referência no livro do Apocalipse, a igreja da cidade de Laodicéia também foi citada pelo apóstolo Paulo em sua Epístola aos Colossenses (2:1; 4:13-16). Parece que Paulo também escreveu uma carta diretamente aos crentes da cidade de Laodicéia, mas essa carta acabou sendo perdida com o tempo.

Junte-se à discussão

Mais desse programa

Se Inscrever

Recent posts

Episódio 5