Aborto e Eugenia

Ouvir episódio
Organizado por
admin

O controle de natalidade tem suas origens associadas à emancipação feminina e ao feminismo, sendo que sua principal expoente, e uma espécie de símbolo, foi Margaret Sanger, a fundadora do famigerado Planned Parenthood, ainda nas décadas de 20 e 30, a poderosa ONG internacional que promove o aborto em todo o mundo.

A feminista Margaret Sanger era a influencia na segunda onda feminista, ela discursava sobre divorcio, contracepção e aborto. Em 1914, Sanger lança um boletim intitulado “A mulher rebelde”. Nele defendia a adoção de condutas contraceptivas que intitulou como controle de nascimentos”. Ela incorpora-se a diversos grupos ideológicos como, a Sociedade Eugenista AmericanaLiga Neomalthusiana, Comité Humanitário Científico, a primeira organização voltada a causa gayzista, Sociedade Médica para a Sexologia e Eugenia, entre outros. Ela descreveria a aliança entre eugenia,contracepção e aborto da seguinte forma:

a eugenia é sugerida pelas mais diversas mentes como o caminho adequado e definitivo para a solução dos problemas raciais, politicos e sociais. O problema mais urgente hoje é como limitar e desencorajar o excesso de fertilidade daquele que é mentalmente e fisicamente deficiente. (Margaret Sanger, “o valor eugênico da propaganda do controle da natalidade” na revista Controle da Natalidade, em outubro de 1921, p. 5 )

Para ela, o controle de nascimentos era o meio principal de “conduzir”, finalmente, para uma raça mais limpa. (margaret Sanger em a carta ao Dr. Clarence Gamble, 255 Adam Street, Milton, Massachustts, 19 de dezembro de 1939)

Sanger sempre chamava à classe mais baixa e aos incapazes de “despojos humanos” e defendia que estes não mereciam assistência alguma, chamava-os de “ervas daninhas” humanas que deveriam ser exterminadas” (Sanger, Pivot of Civilization, p. 109, 112, 116, apud Edwin Black, obra citada, p. 233). Segundo Black, tal interesse de Sanger pela Eugenia se explica pelo fato do movimento feminista sempre ter se identificado com a tal pseudo-ciência.

Em 1921, Sanger funda A Liga Americana para o Controle de Nascimentos.

Margaret busca recursos e encontra seu segundo marido, também na Fundaçao Rockfeller, James Noah H, Slee, presidente da companhia Petrolífera Three-in-one, que se converte no maior financiador do movimento para controle de nascimentos.

Em 1923, a feminista consegue reabrir com legalidade sua clinica fechada em 1916. Um de seus estabelecimentos passa a se chamar “Margaret Sanger Research Bureau” a partir de 1940 e torna-se o maior centro de controle de natalidade do mundo, o que é ainda hoje, mas com o nome mudado e o passado escondido a então Planned Parenthood.

Junte-se à discussão

Mais desse programa

Se Inscrever

Recent posts

Episódio 1