O que você ama? Quais coisas gosta de fazer? Em que lugares gosta de estar? Sobre o que gosta de conversar?
Certa vez, durante o ministério de Jesus, um jovem rico veio falar com ele. Ele se pôs de joelhos diante de Jesus e lhe perguntou o que precisava fazer para herdar a vida eterna. Jesus observou que o jovem lhe tinha chamado de “bom mestre” e respondeu que só Deus é bom (Marcos 10:18-19). Depois ele lembrou os Dez Mandamentos ao homem.
O jovem rico respondeu que ele conhecia e obedecia aos mandamentos de Deus desde novo. Jesus sentiu amor pelo jovem e lhe contou o que faltava para ele ser salvo: deveria vender tudo que tinha e dar o dinheiro aos pobres. Depois, deveria seguir Jesus. Ouvindo isso, o jovem se foi embora triste, porque tinha muitas riquezas e não queria ficar sem elas (Marcos 10:21-22).
Quando o jovem se foi embora, Jesus disse aos seus discípulos que é muito difícil um rico entrar no Céu (Mateus 19:23-24). Isso deixou os discípulos na dúvida: será que é possível entrar no Céu? Então Jesus lhes disse que todas as coisas são possíveis para Deus, até mesmo o que é impossível em termos humanos! Pedro mencionou que ele e os outros discípulos tinham deixado tudo para o seguir e Jesus lhes assegurou da recompensa eterna (Lucas 18:28-30).
Por que Jesus disse para o jovem rico vender tudo que tinha?
Jesus sentiu amor pelo jovem rico, que estava se esforçando tanto para agradar a Deus e herdar a vida eterna. Por isso, ele lhe mostrou a área que precisava ser tratada em sua vida para ser realmente salvo. Faltava vencer seu amor ao dinheiro. O jovem rico era demasiado apegado à sua riqueza.
Qual tem sido sua prioridade? Você abriria mão das coisas que mais ama por Jesus?